* Por Fernando Albano
Quem é o Teólogo? O que faz? Qual sua relevância? Primeiramente, devemos compreender que o Teólogo é um sujeito que pensa, raciocina a respeito de Deus. Theós = Deus + logos = razão, portanto, raciocínio, reflexão sobre Deus. Deste modo, teoricamente qualquer pessoa que pensa, questiona, pode ser um teólogo, ou melhor pode teologizar. Mas claro, que Teólogo que se preza, estuda e se prepara para sua função, assim, estuda Teologia e disciplinas afins.
Ainda mais: o Teólogo fala com Deus, luta com Deus, ama e sofre em Deus. Sua vida gira em torno de Deus. Conhece Deus e o ser humano com quem partilha seu saber. Sabe do céu, mas conhece a Terra, sente-se à vontade com livros e gente. Esteve no monte da transfiguração, mas também no jardim da negação. Tem rompantes de fé, mas também ora “ajuda a minha falta de fé”.
O Teológo é gente iluminada pelo saber da Palavra, cuja fé vai em busca de compreensão. Ama a Bíblia e, por isso, faz sua a missão de compreendê-la e comunica-la adequadamente. Mas, sobretudo, ele sabe que sua teologia pessoal, não é a Palavra de Deus, mas apenas esforço humano por compreendê-la e apreendê-la no coração, centro da vida.
O Teólogo é um sujeito que vive na fronteira, entre a paixão e a razão, entre a fé e a dúvida, Deus e diabo, céu e inferno, pecado e graça. Não está assim, por mera vontade, mas por uma vocação irresistível (me desculpe os arminianos). Foi posto por Deus aí, é seu chamado e vocação, está na fronteira para dialogar, questionar, ensinar, perscrutar, sondar, pregar, admoestar, enfim, farejar o sagrado onde quer que esteja para ajudar os homens a encontrá-lo em suas vidas.
Meus parabéns aos Teólogos que têm no Logos de Deus sua maior inspiração!
5 comentários:
Nao concordo que para ser teologo necessariamente prescisa-se crer em Deus,pois pode-se observar racionalmente para Deus,so que com olhos "racionais"nunca entederemos as coisas de Deus......
Olá Ocelio... desculpe, mas parece contraditório se ocupar com algo em que não se acredita... deve-se partir do pressuposto da existência de Deus, mas claro que existem modos diferentes de crer... uma é a fé salvífica, de quem procura andar na presença de Deus, outra é mera crença intelectual, mas desacompanhada do amor por Deus. Fernando Albano
Eu creio que a Teologia é uma atividade humana e que como tal pode ser efetuada por qualquer um: ateu, espírita e etc. Eu acho que nós temos ainda que diferir entre a teologia individual, do cada, de pensar sobre Deus com a Teologia enquanto ciência. Eu penso que a Teologia enquanto ciência é uma forma científica de observar a teologias da história humana. Mas a Teologia vai agrupar essas teologias conforme a confissão, por exemplo, o pessoal da umbanda que também tem seu seminário de teologia, vão colocar em seu foco aquelas teologias que formam a cosmovisão umbandista enquanto que a Teologia cristã quer entender a perspectiva cristã do mundo. Diante disto, o meu fazer teologia no dia-a-dia vai se tornar mais crítico,mais aguçado.
Muito bom o comentario sobre "Teólogo: Que bicho é este?".
Para mim, a materia, e ou, o comentario elaborado pelo professor Fernando Albano, é o suficiente e claro para explicação do termo exposto.
Qualquer "coisa" diferente do que foi exposto, não é teólogia.
Olá estimado Moisés Alcântara! Obrigado por participar e apreciar o texto. Mas claro que este texto não tem palavra final... rrsr.
É um prazer tê-lo conosco em nossa Faculdade Refidim. Abraços fraternos,
Fernando Albano
Postar um comentário