segunda-feira, 14 de julho de 2008

Porneia na compreensão de Paulo


Imoralidade Sexual: a compreensão de Paulo a luz de 1Co 6.12-20


1Co 6.12-20 (tradução própria a partir do texto grego)

v. 12
· Todas as coisas para mim são lícitas, mas nem todas as coisas são proveitosas. Todas as coisas para mim são lícitas mas eu não serei escravizado por coisa nenhuma.
v. 13
· Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos, mas Deus tanto este quanto aqueles destruirá. Mas o corpo não é para a imoralidade sexual mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo;
v. 14
· e Deus tanto ressuscitou o Senhor quanto nos ressuscitará pelo seu poder.
v. 15
· Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomando pois os membros de Cristo farei membros de prostituta? De modo nenhum!
v.16
· [Ou] não sabeis que aquele que se une a prostituta um só corpo é? Pois serão, dizem, os dois uma só carne.
v.17
· Mas aquele que é unido ao Senhor um só espírito é.
v.18
· Fugi da imoralidade sexual. Todo (outro) pecado que uma pessoa fizer é exterior ao seu corpo; mas o que pratica imoralidade sexual peca contra o próprio corpo.
v.19
· Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo o qual tendes de Deus, e não sois de vós mesmos?
v.20
· Pois fostes resgatados por preço; glorificai pois a Deus com vosso corpo.

Nesse texto a palavra concatenante é com certeza o conceito de corpo, gr. soma, seguido do termo porneia. O termo soma/derivados, aparece oito vezes no texto e porneia/derivados cinco vezes. Para o apóstolo Paulo soma não significa somente o corpo enquanto matéria, um aglomerado de células, mas a pessoa como um todo. Veremos isso mais adiante. Na relação sexual o ser humano empenha seu ser pessoal, não podendo igualar isso ao alimentar-se.
Observando atentamente ao texto, tem-se a seguinte disposição:

Ø v. 13 Paulo é enfático: o soma não é para a porneia, mas para o Senhor.
Ø vv. 15-17 o soma é membro de Cristo, por isso não pode ser membro de prostituta.
Ø v. 18 a ordem é somente uma: Fugi da porneia, pois ela afeta diretamente o soma.
Ø vv 19-20 o soma é templo do Espírito Santo, logo, deve-se glorificar a Deus no soma.
Ao olharmos os títulos que algumas traduções da Bíblia para a língua portuguesa dão a esse texto, podemos notar bem o esquema acima apresentado. Por exemplo:

Bíblia de Jerusalém (BJ) Ø Fornicação
Nova Tradução na linguagem de Hoje (NTLH) Ø Uso do corpo para a glória de Deus
Almeida Revista e Atualizada (ARA) Ø A sensualidade é condenada
Nova Versão Internacional (NVI) Ø O perigo da Imoralidade

Como já percebemos, Paulo emprega muito o termo porneia e o termo soma (corpo) nessa passagem bíblica, mas, o que realmente esses termos significam? Vamos explorá-los agora!


O que significa o termo porneia?

A preocupação do apóstolo Paulo em relação ao perigo emergente da porneia na vida dos seus convertidos, atesta-se no fato de que, das sete listas de vícios em Paulo, a imoralidade sexual aparece em cinco, figurando o primeiro lugar (1Co 5.10; Gl 5.19-21; etc.).[1] O termo porneia e seus cognatos, abarcam muitos conceitos no âmbito da sexualidade, porneia pode ser impureza,[2] imoralidade sexual, qualquer tipo de relação sexual ilícita, é também sinônimo de adultério. Segundo um pesquisador, porneia estigmatiza a decadência sexual do mundo helenístico.[3] Outro afirma que porneia cobre em seu campo semântico “toda faixa de relações sexuais ilegais”.[4] Muitas vezes o termo em análise é traduzido por prostituição, sendo que porneia é mais do que o tráfico comercial do sexo, é todo e qualquer desvio sexual, desde fornicação a adultério . [5] Paulo mostra que a porneia não tem parte no reino de Deus, que o cristão é o templo do Espírito Santo e seus membros não podem ser entregues à imoralidade sexual, pois pertencem a Cristo (1Co 6. 15-16). [6]
Na cidade de Corinto, a vida sexual, com seu mistério da concepção e o seu êxtase arrebatador, era entendida como algo “religioso”, ou seja, a prostituição cúltica era prática comum entre os gregos, sendo que ninguém era censurado por visitar as sacerdotisas da deusa do amor, Afrodite. [7] Na cultura grega, a relação sexual era tão natural, salutar e justificável para o homem como comer e beber, isto é, “matar a fome e relacionar-se sexualmente era a satisfação de uma necessidade básica”. O adultério era permitido, sendo as escravas vulneráveis aos desejos sexuais dos seus senhores. Essas regras, que eram censuradas somente em casos de exagero, eram válidas somente para os homens.[8] Diante disso não surpreende o porque da porneia ter sido o primeiro caso ético com o qual Paulo se ocupa em Corinto (5.1-5)
A partir de 1Co 6.12-20 vamos perceber que “1 Coríntios tratou com uma igreja na qual as fronteiras não eram tão claras, na qual as questões éticas surgiram precisamente porque os crentes compartilhavam muitos dos valores morais da sociedade circundante...”.[9] Paulo é objetivo ao exemplificar que, ao freqüentar o templo de Afrodite, os crentes transformam os “membros de Cristo” em “membros de uma meretriz”, visto que, a relação sexual não pode ser comparada ao alimenta-se, pois é a união física de duas pessoas.


O que significa o termo soma?

O corpo é um termo central na antropologia de Paulo. A dificuldade na compreensão desse termo grego é que não existe um correspondente hebraico direto. No AT, o termo que possui envergadura teológica e no qual se embasa o pensamento paulino é o termo basar (carne).[10] No pensamento hebraico, que não é dualista, como o pensamento grego, enxerga-se a realidade como totalidade, onde “basar significa toda substância (realidade) vivente dos homens e dos animais organizada numa forma corporal”; “A idéia hebraica de personalidade [...] é a de um corpo animado, e não a de uma alma encarnada [...]. O ser humano não tem um corpo, ele é um corpo. Ele é carne-animada-por-uma-alma, sendo concebida a totalidade como uma unidade psico-física.” [11]
Com base nisso, pode-se então afirmar que para Paulo, soma tem um sentido de pessoa[12], onde a existência humana, mesmo na esfera do “espírito”, é uma existência corporal, somática. Logo, soma não é meramente um meio de expressão, mas a pessoa total.[13] Bultmann, um estudioso do Novo Testamento, afirma que o ser humano não tem um soma, ele é um soma.[14] James Dunn, outro respeitado teólogo, acredita que o conceito de corpo em Paulo é maior do que o de corpo físico, por isso sugere soma como corporificação de toda pessoa.

“Nesse sentido soma é conceito relacional. Denota a pessoa corporificada em determinado ambiente. É o meio para viver no ambiente, para experimentá-lo [...] soma como corporificação significa mais que mero corpo: é o ‘eu’ corporificado, o meio com o qual ‘eu’ e o mundo agimos um sobre o outro.”[15]

Segundo Dunn, o que chama atenção é distinção que Paulo faz entre o corpo atual e o corpo da ressurreição, onde na redenção não se tem uma fuga da experiência corporal, mas a transformação numa espécie diferente de existência corporal, não mais sujeita a corrupção e a morte.[16] A vida humana não acontece sem o corpo, tanto aqui quanto na eternidade. “Aliás, somente a partir da ressurreição do soma, torna-se compreensível, não só a reivindicação exclusiva do Senhor sobre o homem todo, como também a incompatibilidade de ser membro de Cristo e se unir à meretriz”.[17]

- excurso sobre a relação entre porneia e soma
É a essência e o significado do soma que tornam a pureza sexual necessária.[18] A porneia sempre é um pecado concernente ao soma.[19] O corpo é desonrado sobremaneira pelos pecados sexuais (Rm 1.24).[20] Em 1Co 6.12-20, onde Paulo utiliza soma oito vezes, fica claro que “eles mesmos – 6-14 (nós)” somos de Cristo, por isso condena a união com a prostituição, pois atos corporais indicavam a qualidade e o caráter de compromisso e discipulado. O soma é a “esfera concreta da existência, através da qual se leva a efeito o relacionamento do homem com Deus”[21] e “para Paulo não restam dúvidas: no soma e através dele Deus é honrado ou desonrado.”[22]


continua...
________________________________
[1] G. FITZER, pornei,a in: Exegetisches Wörterbuch zum Neuem Testament. Stuttgart/Berlim: Kohlhammem. Band 3., c.330.
[2] Ainda que impureza no grego seja akatharsia, impureza tipicamente denota imoralidade sexual. Cf. DUNN, James. A teologia do apóstolo Paulo. São Paulo: Paulus, 2003. p. 159.
[3] BORN, Van den. Dicionário Enciclopédico da Bíblia. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1985 c. 724.
[4] DUNN, James. A teologia do Apóstolo Paulo. São Paulo: Paulus, 2003. p. 159.
[5] G. FITZER, pornei,a in: Exegetisches Wörterbuch zum Neuem Testament. Stuttgart/Berlim: Kohlhammem. Band 3., c.330.
[6] SCHULZ, S. HAUCK, F. pornei,a in: KITTEL, Gerhard, FRIEDRICH, Gerhard. Theological Dictionary of the New Testament. Abridged Edition. Grand Rapids, Michigan: William B. Eerdmans, 1985.
[7] BOOR, Werner de. Carta aos Conríntios: comentário Esperança. Curitiba: Esperança, 2004. p. 114.
[8] DUNN, James. op. cit., p.776. n.80.
[9] Ibid., p. 775.
[10] PUENTES REYES, Pedro A. O corpo como parâmetro antropológico na bioética. Tese de Doutorado. EST-INPG, Disponível em: Acesso em: 03 maio 2007. p. 72. Puentes ressalta que “a totalidade humana como materialidade, pó, corpo, não é em si fonte do pecado e do mal. [...] Em Paulo os aspectos negativos da existência humana se devem à sarx, a carne, e não ao soma, o corpo.” Ibid., p. 101.
[11] John A. T. Robinson. Loc. cit.
[12] Nunca de cadáver. Cf. DUNN, James. A teologia do apóstolo Paulo. São Paulo: Paulus, 2003. p. 86.
[13] WIBBING, S. corpo in:COENEN, L. BROWN, C. Dicionário internacional de teologia do Novo Testamento. 2 ed. São Paulo: Vida Nova, 2000. p. 521.
[14] BULTMANN, Rudolf. Teologia do Novo Testamento. São Paulo: Teológica, 2004. p. 248.
[15] DUNN, James. A teologia do apóstolo Paulo. São Paulo: Paulus, 2003. p. 87.
[16] DUNN, James. op. cit., p. 92. Nesse sentido, entende-se o labor de Paulo em 1Co 15 afirmando a ressurreição do corpo. “A vida humana é inconcebível sem o corpo.” Cf. WIBBING, S. corpo in:COENEN, L. BROWN, C. Dicionário internacional de teologia do Novo Testamento. 2 ed. São Paulo: Vida Nova, 2000. p. 522.
[17] WIESE, Werner. A importância da corporalidade na escatologia paulina: uma análise de textos paradigmáticos das cartas autênticas de Paulo. Dissertação de Mestrado. Sem. Teo. Batista do Norte do Brasil. Recife, PE. 1996. (Não publicado). p. 133.
[18] BOOR, Werner de. Carta aos Conríntios: comentário Esperança. Curitiba: Esperança, 2004. p. 114-115.
[19] BULTMANN, Rudolf. Teologia do Novo Testamento. São Paulo: Teológica, 2004. p.250-251.
[20] McKENZIE, John L. Dicionário bíblico. São Paulo: Paulus, 1983. p. 191.
[21] WIBBING, S. corpo in:COENEN, L. BROWN, C. Dicionário internacional de teologia do Novo Testamento. 2 ed. São Paulo: Vida Nova, 2000. p. 522.
[22] WIESE, Werner. A importância da corporalidade na escatologia paulina: uma análise de textos paradigmáticos das cartas autênticas de Paulo. Dissertação de Mestrado. Sem. Teo. Batista do Norte do Brasil. Recife, PE. 1996. (Não publicado). p. 134.

4 comentários:

Renan Mendes disse...

A paz de Cristo irmão!

Dizem que na época de Paulo o único significado para pornéia era o sexo com prostitutas, e nada além disso. Dizem que hoje em dia tem muito "papinho", querendo aumentar o significado desta palavra.

Oq vc acha disso?!?1

BiboTalk disse...

o que eu acho disso? eu acho um papinho também. Papinho de gente que quer fazer imoralidades com consciência tranquila!

Rogério disse...

Estava procurando um texto que discutisse a palavra porneia em 1 Coríntios e, quado termino o texto, descubro que ele foi escritor por um dos meus podcasters favoritos. Valeu mesmo pelo texto, Bibo! Vou adicionar o feed desse blog no Google reader também. Até!

Rogério disse...

Estava procurando um texto que discutisse a palavra porneia em 1 Coríntios e, quado termino o texto, descubro que ele foi escritor por um dos meus podcasters favoritos. Valeu mesmo pelo texto, Bibo! Vou adicionar o feed desse blog no Google reader também. Até!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...