Ócio Teológico

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Chorei...

Postado por BiboTalk às quarta-feira, maio 04, 2011
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Um comentário:

Willian disse...

Belíssimo vídeo!

30 de maio de 2011 às 06:23

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Desde 03 de Jan de 2010

o "ocioso"

  • BiboTalk
  • Rodrigo de Aquino

30 segundos

"Veja: compromissos são feitos em cima desses argumentos chulos. A prestação da propriedade adquirida pela igreja. O programa de rádio. O material de propaganda. O salário do pastor. Tudo isso tem que ser garantido pelo esquema montado. É um ciclo retro-alimentado. Se alguém chega pregando algo que contrarie o esquema, é logo taxado de herege, falso profeta, etc., pois interrompe o ciclo, produzindo um colapso na estrutura.

É isto que o Evangelho faz! Todas as estruturas injustas entram em colapso, para que um novo sistema, com engrenagens justas, se erga, tendo como centro o Trono da Graça de Deus."

Hermes C. Fernandes em Um duro golpe na indústria religiosa

"Entrevista" com o Apóstolo Paulo

O objetivo deste subsídio é abrir uma porta de entrada para a vida do apóstolo Paulo e, assim, oferecer uma chave de leitura para as cartas que ele escreveu. Texto riquíssimo do Frei Carlos Mesters, leia aqui!


Todos nós somos rascunhos inacabados (mas mesmo assim uma carta aberta) sendo
“escritos com pena eterna pelo autor da criação”[1], mas um dia nos tornaremos uma folha perfeitamente lisa e
sem borrões, quando adentrarmos no lugar onde tudo é perfeito e quando nossas
buscas e esforços por desenvolver uma espiritualidade sadia terminarão, pois
finalmente foi alcançada.
Que a leitura deste livro possa lhe trazer novas
perspectivas da espiritualidade cristã e lhe ajudar a trilhar este caminho tão
gratificante de limpeza das lixeiras da alma humana amassada pelo pecado.

Pr. Claiton Ivan Pommerening Diretor CEEDUC

[1] Letra de um conhecido e antigo hino evangélico.
Cilios postiços e lentes de cores nos olhos
Meia de seda e chinelo de dedo nos pés
Flores de plástico e frutas de cera nas mãos
Carmem Miranda sem tique pro samba, mas faz a pose como ninguém

Quem é você?
Quase ninguém vê
Quem se deslumbra com plumas de fibra a não ser você?
Quem é você?
Só Deus pra saber.
Volta pra vida e aterrissa pra gente te ver


Furo no bolso e, no pulso, um relógio "falsie"
Dente cariado, mas hálito de hortelã
Viva o pancake que faz de duas faces maças
Tão arrumado sepulcro caiado, esperando um tonto pra te ver

Genérica - Banda Resgate

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Lançada a NOVA ALIANÇA EVANGÉLICA BRASILEIRA

Movimento pretende ser a voz das igrejas evangélicas para sociedade. Aliança procura aprender com os erros do passado para não ter o mesmo futuro da Associação Evangélica Brasileira (AEVB).

Leia aqui.
Proponho não investirmos tempo em discursos contra a Igreja Universal. Quem anuncia a graça vinda da cruz numa sociedade que valoriza o lucro e o sucesso não devia perder tempo em criticar a religião de resultados. Bater na Igreja Universal é bater em sombras, pois seu sucesso deriva do compromisso com a dinâmica da nossa sociedade ou a lógica do mundo, com qual quase ninguém escapa.
Oneide Bobsin, reitor da EST

30 segundos

Francis Bacon escreveu: "Se o dinheiro não é seu servo, será seu mestre. Não se pode dizer do homem cobiçoso que ele possui riquezas, deve-se dizer que elas o possuem".

ouça o podcast SE7E PECADOS CAPITAIS dos formulados.com.br

30 segundos

"Se o Cristo voltasse ao mundo em nossos dias, a primeira declaração que faria ao mundo cristão seria: Povos cristãos, sabei que eu não sou cristão" Nietzsche

não concordo com tudo que ele diz, mas essa declaração tem fundamento.

30 segundos

"A oração consiste em amizade com Deus. A amizade é informal, mas não é informe: tem seu próprio cultivo, conduta, obrigações e mesmo disciplinas. Por isso, a mente irregular a destrói" George A. Buttrick

1 minuto

Quando alguém não consegue realizar o que deseja exclama com raiva: "Que o mundo todo morra!". Essa emoção repulsiva é o apogeu da inveja cuja implicação é esta: "Se eu não posso ter algo, ninguém pode ter alguma coisa nem ser alguma coisa".
— Friedrich Nietzsche

1 minuto

"Se acontecer de acharmos que a nossa vida espiritual nos faz pensar que somos bons ou que, sobretudo, nos faz pensar que somos melhores do que os outros, podemos ter certeza de que Deus não está atuando em nossas vidas, mas sim o demônio. A verdadeira prova de estar na presença de Deus é o fato de nos esquecermos completamente de nós mesmos, ou de nos considerarmos um pequeno e vil objeto. É preferível esquecermo-nos completamente."
CS Lewis

1 Minuto

“Acho que devemos ler somente livros afiados e cortantes. Se o livro que estivermos lendo não nos sacudir como se levássemos um soco no esqueleto, por que haveríamos de nos preocupar em lê-lo? Um livro precisa ser como um machado para o mar congelado que está dentro de nós.” Kafka

Curta

“O grande dever o cristão é negar a si mesmo. Isto consiste em duas atitudes:
primeiro, negar as inclinações mundanas e seus prazeres e, segundo, negar a
auto-exultação e renunciar à importância pessoal, esvaziando-se de si
mesmo. A renúncia pessoal precisa ser feita de livre vontade, a partir do
coração. [...] Algumas pessoas criticam muito doutrinas, pregação e espírito
legalistas. Mas talvez entendam muito pouco o que estão criticando. O espírito
legalista é muito mais sutil do que imaginam. É capaz de espreitar, agir e tomar
o coração mesmo enquanto a pessoa está falando contra ele. Enquanto a pessoa não
se esvaziar de si mesma e de sua justiça própria e bondade, continuará com o
espírito legalista. O orgulho da própria justiça, moralidade, santidade, afeto,
experiência, fé, humildade [...] é legalismo.”


Jonathan Edwards

1 Minuto (o que antes eu chamava de CURTAS)

"Igreja que é santa, mas composta de membros pecadores. Santa à medida que se reconhece pecadora. Salva, a partir do momento que se considera perdida, pois o Filho do Homem não veio salvar o justo, mas o pecador; não veio para o são, mas para o doente. Igreja que ora é noiva, ora é prostituta. Ela se prostitui ao fazer aliança com o dinheiro, o poder, o orgulho, e quando explora a boa fé do povo"

Osmar Ludovico

Curtas

“Em suma, se pudéssemos olhar da Lua,
como outro Menipo [personagem do poeta latino Luciano], as inumeráveis agitações
da Terra, pensaríamos ver uma multidão de moscas ou mosquitos que brigam entre
si, lutam, armam ciladas uns para os outros, roubam uns aos outros, brincam, dão
gargalhadas, nascem, caem e morrem; e é inacreditável que tumultos, que
tragédias, produza um tão minúsculo animal destinado a depressa perecer.
Frequentemente, devido a uma curta guerra ou ao ataque de uma epidemia,
desaparecem ao mesmo tempo muitos milhares deles!”
Erasmo de Rotterdam
(1511).

“Este mundo é o campo de batalha de seres atormentados e
agonizantes que continuam a existir apenas devorando-se uns ao outros”
Schopenhauer (1844).

Esse txt acabou comigo...

eu não vou falar nada, leia e tire suas próprias conclusões.
Leia aqui!

Da sabedoria à loucura

Quem crê chegar à graça fazendo o que está em si acrescenta pecado sobre pecado.
Torna-se duplamente réu. Isso não significa dar motivos para o desespero, mas
para humilhar-se e procurar a graça de Cristo.

A pessoa deve desesperar-se
totalmente de si mesma, a fim de tornar-se apta para conseguir a graça de
Cristo. Equivoca-se quem enxerga as coisas invisíveis de Deus compreendendo-as
por intermédio daquelas que são feitas.

Age acertadamente quem compreende as
coisas visíveis de Deus enxergando-as através do sofrimento da cruz.
A sabedoria que enxerga as coisas invisíveis de Deus, compreendendo-as a partir
das obras, se envaidece, fica cega e endurecida por completo. A lei provoca a
ira de Deus, mata, maldiz, acusa, julga e condena tudo o que não está em Cristo.
Não obstante, aquela sabedoria não é má, nem se deve fugir da lei.


Sem compreender as coisas na perspectiva da cruz, porém, o ser humano faz péssimo
uso daquilo que há de melhor.
Justo não é quem pratica muitas obras, mas
quem, sem obra, muito crê em Cristo. A lei diz: “Faz isso”, mas nunca é feito. A
graça diz: “Crê nesse”, e já está tudo feito.


Lutero no Debate de Heidelberg.

Trecho do livro Martim Lutero: discípulo – testemunha –reformador, p. 72.

Curtas

"A grande verdade é que nós evangélicos continuamos nos especializando no irrelevante. Nossa agenda não tem o menor desdobramento na luta contra o preconceito racial ou de gênero. Não alteramos a sorte de milhões de crianças que vivem nas periferias fétidas das metrópolis brasileiras. Porém, convocamos fóruns para discutir nossa identidade evangélica e, indignados com aqueles cuja cartilha teológica difere da nossa, esbravejamos nosso furor farisaico."

Ricardo Gondim em O que os evangélicos [não] falam.

Curtas

"Não há consolo mais refinado na velhice do que a sensação de ter concentrado toda a força de nossa juventude em obras que jamais envelhecerão." - Schopenhauer, filósofo.
--

"A solidão humana aumentará em proporção direta ao avanço nas forma de comunicação" - Werner Herzog, cineasta alemão.

Avançado em Teologia

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Kivitz disse:

"Deus não tem nenhum problema com esse negócio de pensar, duvidar e questionar, pois sabe que a fé sem arestas é uma fé que se acomodou no confortável, isolou-se em um munidinho cor-de-rosa que inventou para si, é uma fé que já morreu mais ainda não foi enterrada."

Ed René Kivitz em O livro mais mal-humorado da Bíblia. p. 22.

Sem alternativa...

“Já que a exclusividade da fé não permite imputar a adversidade a outros poderes, o AT busca relacionar a existência com seus altos e baixos com Deus. Por isso, os lados sombrios da experiência humana não são excluídos da fé nem reprimidos por ela. A fé consegue entender, a partir de Deus, vida em sua globalidade – com a alternância entre tempo de chorar e tempo de rir (Ec 3) –, inclusive em seu caráter contraditório, sem esconder ou omitir, embelezar ou adoçar o que a realidade tem de imperfeito ou negativo.”

Werner Schmidt, teólogo do AT, que ainda acrescenta que na ira e na graça, o ser humano depara-se com o mesmo Deus (Jó 2.10).

Curtas

"A cruz deve ser entendida como solidariedade de Deus que assumiu o caminho da dor humana, não para eternizá-la, mas para suprimi-la. A forma que a quer suprimir não é pela força e dominação mas pelo amor. Cristo pregou e viveu esta nova dimensão. Foi rejeitado pelo , orientado para a automanutenção do poder. Sucumbiu a essa força, mas não desistiu de seu projeto de amor. A cruz é símbolo do poder humano; é símbolo da fidelidade e do amor de Jesus. O amor é mais forte que a morte, faca à qual sucumbe o poder. Daí que a cruz-lealdade, a cruz-amor triunfou. Isso se chama ressurreição, uma vida mais forte que a vida-poder, vida-bios, vida-ego. [...] A cruz em si mesma não é símbolo de amor e de encontro, porque é forma de suplício e meio como o homem dá azo ao seu poder vingador. Daí que em Deus não se pode projetar essa cruz, caso não quisermos destruir toda possível compreensão de Deus. O Deus que morre e que rejeita o próprio Filho só é compreensível dentro de uma teologia do amor. O rejeitado substitui e representa os pecadores do mundo. Não é rejeitado porque é Filho. É rejeitado porque se fez pecado do mundo, sem entretanto ter cometido qualquer pecado."

Leonardo Boff em Paixão de Cristo – Paixão do Mundo.

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recebendo um chute pra fora da igreja

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Pastor, eu tenho uma pergunta...

curtas

"Nenhum de nós chegou onde está exclusivamente através do impulso de nossos próprios pés. Chegamos aqui porque alguém se inclinou e nos alavancou."--Thurgood Marshal

"Grandes oportunidades para ajudar aos outros raramente aparecem, mas pequenas delas nos cercam todos os dias."--Sally Koch

Curtas..nem tanto

“Onde está Deus? Onde posso encontrá-lo? Deus, se deixa encontrar e entra na vida, lá onde o homem procura ser fiel consigo mesmo e com os outros, onde percebe e vive o valor absoluto. É lá que devemos procurar [...] os contornos do rosto deste ALGUÉM no qual acreditamos. Não é em primeiro lugar no culto. O nosso culto só tem valor enquanto é expressão daquilo que vivemos na vida.”

Carlos Mesters em Deus onde estás? Vozes, 2003.

***
“O amor, enquanto afeição humana, é o amor que deseja o bem, possui uma disposição amigável, promove a felicidade dos demais e se alegra com ela. Mas é patente que aqueles que possuem uma inclinação meramente sexual não amam a pessoa por nenhum dos motivos ligados à verdadeira afeição e não se preocupam com a sua felicidade, mas podem até mesmo levá-la à maior infelicidade simplesmente visando satisfazer sua própria inclinação e apetite. O amor sexual faz da pessoa amada um objeto do apetite; tão logo foi possuída e o apetite saciado, ela é descartada “tal como um limão sugado”

Kant (1782)

CS Lewis disse:

"O problema começa quando você deixa de pensar "Eu o agradei: tudo está bem", e substitui esse pensamento por outro: "Eu sou mesmo uma pessoa magnífica por ter feito isso." Quanto mais você se compraz em si mesmo e menos no elogio, pior você fica. Quando todo o seu deleite vem de você mesmo e você não se importa mais com o elogio, chegou ao fundo do poço. É por isso que a vaidade, em­bora seja o tipo de orgulho mais visível no exterior, é também o menos grave e mais facilmente perdoável. A pessoa vaidosa deseja demais o elogio, o aplauso, a ad­miração, e está sempre em busca dessas coisas. É um de­feito - mas é um defeito quase infantil e (estranhamen­te) bastante modesto. Demonstra que a pessoa não está inteiramente satisfeita com a admiração que nutre por si mesma. Levando em conta a opinião alheia, ela mos­tra que ainda valoriza um pouco as outras pessoas. Em resumo, ela ainda é humana."

Porque Deus é humor (por JB)


Henri Nouwen disse:

"Através da disciplina da oração, os líderes cristãos devem aprender a ouvir vez a voz do amor, e a encontrar lá a sabedoria e a coragem para tratar quaisquer questões que lhes aparecem. Tratar de questões polêmicas, sem estar fundamentado num profundo relacionamento pessoal com Deus, facilmente leva a divisão, porque quando menos esperamos o nosso ego se envolve com a nossa opinião sobre determinado assunto.
Mas quando estamos firmemente fundamentados numa intimidade pessoal com a fonte da vida, é possível permanecer flexível sem ser relativista, convicto sem ser rígido, confrontar sem ofender, ser gentil e perdoador sem ser mole, e ser uma testemunha fiel sem ser manipulador."

CURTAS

A opinião pública não passa de um anêmico tirano se comparada à nossa própria opinião privada. Aquilo que um homem pensa de si mesmo – é isso que determina, ou antes indica, o seu destino.
Henry Thoreau (1854).

Tudo o que é grande e habilidoso reside nas minorias. Houve ministros que tiveram tanto o rei como o povo contra si e realizaram sozinhos seus grandes planos. Não devemos imaginar que a razão possa jamais ser popular. Paixões e sentimentos podem se tornar populares, mas a razão sempre permanece algo restrito a poucos.
Goethe (1829).

Homossexualismo e Homossexualidade

Ultimato procurava um texto sério sobre a questão da homossexualidade, escrito por uma autoridade no assunto, e encontrou o verbete “Homossexualismo e Homossexualidade” no Baker’s Dictionary of Christian Ethics, publicado em 1973 pelo conhecido editor Carl F. Henry, em Grands Rapids, nos Estados Unidos. O autor do verbete é o psiquiatra Armand M. Nicholi, durante muito tempo professor da Escola de Medicina de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, e consultor de Grupos do Governo e atletas profissionais. Nicholi é autor da obra-prima Deus em Questão — C.S. Lewis e Freud debatem Deus, amor, sexo e o sentido da vida, publicado no Brasil pela Editora Ultimato.

Leia aqui o texto!

Um debate tolo,um texto belo!

Eu estava pensando em escrever sobre o debate que existe entre criacionistas e evolucuinistas, debate que julgo pobre e descabido. Mas como demorei, o Rev. Caio Fábio escreveu um txt que, em termos gerais, expressa o que creio. Ainda escreverei sobre esse tema no viés da Teologia do AT. Leia aqui o txt do Caio.

Curtas...

“O que é a tolerância? Trata-se de uma prerrogativa da humanidade. Estamos todos imersos em erros e fraquezas: perdoemo-nos reciprocamente as nossas tolices, eis a primeira lei da natureza.” Voltaire (1764).

“Os jovens amam o que é interessante e peculiar, não importa até onde seja verdadeiro ou falso. Espíritos mais maduros amam na verdade aquilo que nela é interessante e peculiar. Por fim, cabeças totalmente amadurecidas amam a verdade também onde ela parece ingênua e simples e é enfadonha para o homem comum, porque notaram que a verdade costuma dizer com ar de simplicidade o que tem de mais alto em espírito.” Nietzsche (1878).

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Leitura Interessante

  • Sobre a Leitura Popular da Bíblia

Prédica de Mateus 15:21-28 por Werner Wiese

_____________
parte da prédica...

"Neste caso, dramas na vida poderiam transformar-se em tragédias. Mas atenção, angústias e aflições podem tornar-nos vulneráveis para enganos terríveis: na ânsia de resolver os problemas, podemos cair nas mãos de charlatões religiosos, podemos cair nas mãos de pessoas que agem de má fé e exploram as pessoas aflitas. O resultado disto seria o agravamento do problema que se quis resolver. "Oportunidades" para cair em ciladas não faltam"

Ler na íntegra!
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