sexta-feira, 12 de setembro de 2008

As pequenas rachaduras - Mc 11.12-21

Quem está acompanhando os textos que escrevo, ou textos de outros autores que compartilho aqui no Blog, percebe que estou tratando nos últimos tempos de Teologia Sistemática e Ética. Hoje vamos para a área prática devocional. Na verdade toda essa divisão que existe na teologia é para fins didáticos, pois na prática não se deve separar a prática da sistemática; a sistemática da bíblica e vice e versa.

Como introdução a essa reflexão bíblico-devocional, utilizarei um filme. Aprecio o cinema, e sempre que assisto a um longa, procuro fazer alguma associação com a fé cristã, com a vida[1]. Recentemente assisti Alfie, refilmagem de Como Conquistar as Mulheres, com o ator Jude Law, no papel do “mulherengo” Alfie, outrora interpretado por Michael Caine no filme de Lewis Gilbert, em 1966. Alfie é um homem independente, conquistador e que se afasta de qualquer mulher que queira compromisso. Sua filosofia de vida é: vinhos e mulheres: “se bem que mulheres e mulheres é uma boa combinação”. Segundo Alfie nos conta, certa feita, enquanto visitava um museu, vislumbrou-se com a estátua de uma deusa grega, ficou extasiado por ela: “forma feminina perfeita”. Porém, quando chegou mais perto, percebeu na lateral dessa escultura rachaduras, lascas, imperfeições. Isso é também, segundo Alfie, com os relacionamentos, quando se chega perto demais, a imperfeição aparece e o encanto se vai.

Não sei se notaram, mas coloquei uma passagem bíblica no título do texto. O ocorrido entre Jesus e a figueira sempre me chamou a atenção. Pensava: “tadinha da figueira, não era seu tempo de figo e mesmo assim Jesus a amaldiçoa”. Por quê? As figueiras eram fontes de alimentação barata nas terras da Palestina, e em todo o território era plantada para alimentar os viajantes. O primeiro sinal de que uma figueira tem frutos é o surgimento das folhas. Jesus ao avistar aquela árvore frondosa, pensou que nela encontraria o fruto que saciasse sua fome. Mas não, chegando perto da árvore, viu que era somente aparência... de perto, viu as rachaduras!
O autor de Marcos, sabiamente, encaixa esse evento antes da purificação do templo, pois o acontecimento com a figueira é uma forma de prelúdio. Como corrobora Brown:

“Amaldiçoar uma árvore porque não dá frutos parece irracional para muitos, pois, como lembra Marcos, o tempo que antecede a Páscoa não era a estação de figos. Contudo, a maldição assemelha-se às ações proféticas do AT, cuja peculiaridade atrai a atenção para a mensagem que está sendo simbolicamente representada [...] A árvore estéril simboliza as autoridades judaicas cujos pecados estão demonstrados na ação interveniente de purificação do templo, que se havia transformado em um covil de ladrões, em vez de uma casa de oração para todas as nações (Jr 7.11; Is 56.7)”.[2]

O templo visto de longe, aparentava atividades de adoração a Iavé, piedade e devoção religiosa. Ele tinha boa aparência, mas sucumbiu ao olhar de Jesus. Esse episódio é tão importante no ministério de Cristo, que não escapou da pena de nenhum dos evangelistas canônicos. O tema que une esses dois episódios é o do fruto: Jesus vai à árvore e não acha; vai ao templo, centro religioso do povo de Deus, e não encontra fruto que está procurando, o fruto que o templo deveria dar.[3]

A pergunta que fica no ar é: E se Jesus chegar mais perto mim, olhar mais de perto, o que encontrará? Rachaduras com certeza, mas, encontrará também um coração desesperado em esconder e maquiar essas imperfeições? Um ser que luta desesperadamente para manter uma imagem de piedade e devoção, uma boa aparência, mas que no fundo não passa de um sepulcro caiado?
De uma coisa tenho certeza, Jesus não espera encontrar em mim perfeição, mas, espera sim, encontrar um ser humano disposto a ser honesto, que não vende seu ser a uma imagem evangélica barata e nazista.

Talvez continue...
________
[1] Confesso que em momentos de turbulência um bom filme me acalma. Acredito que o bom cinema, da vida e movimento a boas palavras. O contrário também é verdadeiro.
[2] BROWN, Raymond E. Introdução ao do Novo Testamento. São Paulo: Paulinas, 2004. p. 225. [3] Os discípulos estavam preparados para a leitura de gesto simbólico de Jesus, porque a imagem da figueira para indicar o povo de Deus infrutífero era bastante conhecida na tradição bíblica. Cf. FABRIS, Rinaldo. In: BARBAGLIO, Giuseppe (et al). Os evangelhos (I). São Paulo: Loyola, 1990. p. 552.

10 comentários:

Adelita Olbrisch do Cabo Ferreira disse...

Gostei deste devocional!
Achei triste o filme..
Eu nunca havia entendido
"qual era" a de Jesus com
a figueira.. foi muito
esclarecer e enriqueceu
mais o texto..
Valeu

Nota: quando for o caso,
utilizarei esta passagem
bíblica com os meus adolescentes!
Valeu (de novo)

Rodrigo de Aquino disse...

Adelita,

fico feliz em saber que edificou e enriqueceu seu entendimento bíblico nessa passagem!

paz

rodrigo

Unknown disse...

E aew Bibo, seu cinéfilo kkkkkkk ei ainda assina a SET ??? Mano eu gostei muito do texto, oro pra que o Senhor derrame da sabedoria D'ELE sobre ti cada dia mais
Abração

Rodrigo de Aquino disse...

Olá Felipe,

valeu a visita! a Set ficou pra trás, com o advento da net ela perdeu espaço no meu mundo, hehe!!!

fiq na paz

rodrigo

Mario Gonçalves disse...

Não tinha percebido a ligação da figueira sem frutos e o Templo, também sem frutos!

Realmente, agora essa passagem ficou mais inteligível na minha mente.

Abraços, cavaleiro da Luz

Rodrigo de Aquino disse...

Ok Mário, fico feliz que esse blog tem sido ferramenta de bencao aos leitores.

estamos esperando o seu Blog

paz

rodrigo

Anônimo disse...

muito interresante este texto, da para explorar muito dele, tal como o compromisso com o Senhor, pois quando deixamos o Senhor se aproximar e ver nossas imperfeições estamos dando-lhe o direito de nos transformar!

Abração mano!! axo q vou faze um curso de teologia por correspondencia contigo! heuheuhe

\o/

Rodrigo de Aquino disse...

Olá Lucas,

com certeza essa dinâmica da aproximação de Jesus para purificação é tremenda e dá outro texto.

essa é a idéia de intimidade com Deus, curtir sua presença e deixar que Ele molde!!!

pAZ

Thaty disse...

Acabei de fazer meu devocional e pensar em coisas semelhantes ao que vc escreveu...

Espero ser um vaso sincero...

Rodrigo de Aquino disse...

Thaty,

Creio que somente esse desejo de querer ser um vaso sincero diante do cristianismo superficial de nossos tempos é um grande passo.

continuemos assim.

paz

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...