quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Deus submerso, soterrado e solidário.


O Brasil tem acompanhado o dilema de famílias que perderam tudo, de famílias que não existem mais, vítimas das fortes chuvas no Sul do país. O estado de Santa Catarina está debaixo da água. A cidade de Itajaí ficou com mais de 90% da cidade alagada. Muita água, muita sujeira, muitos danos, muitas perdas, muita dor e muito amor. Alguns têm se perguntado: Deus onde estás?

Os “amigos” de Jô, defensores da teologia da retribuição, estão dizendo que Deus está penalizando o estado por causa das festas de outubro, afinal, Ele já usou catástrofes naturais para penalizar antes. Ou seja, Deus está sentado no trono, exercendo seu papel de juiz, condenando os pecadores, condenando o estado por tamanha promiscuidade.

Não creio nisso, e o livro de Jó já deixa claro que essa teologia toma lá da cá, é caduca, mesmo porque, muitas pessoas tementes a Deus (assim como Jó) sofreram com a tragédia. Diante desse cenário arrasador, eu creio que Deus está submerso com os alagados, encoberto com os soterrados e atuante com os solidários.

Creio que o ecossistema está simplesmente respondendo a atuação degradante do ser humano nele. Em Adão pecamos, escolhemos a independência e isso acarretou sair do domínio de Deus e entrar no domínio do pecado. Nós criamos o mal (saber mais, clique aqui), nós estamos destruindo o mundo, nós, justos e injustos, evangélicos e católicos, todos estão sofrendo as conseqüências disso. No caso das chuvas, uns sofreram mais, outros menos, e Deus não é culpado por isso e não é injusto. Nós fizemos uma escolha e estamos pagando por ela e desde que a fizemos, o sofrimento faz parte de nossa existência.

Como já afirmei acima, creio que Deus sofre junto e de todo essa mal, ainda faz surgir o bem, a camaradagem e a solidariedade. Assim como em Cristo Deus foi simpático com o mundo, foi solidário, creio que nos pequenos cristos, nós, Ele tem manifestado seu carinho e cuidado. Essa calamidade despertou uma solidariedade há muito não vista no estado. Todas as cores, todos os credos, unidos em prol da mesma causa: ajudar o próximo.

Leonardo Boff diz que a vida é mortal: “desde que começamos a viver; começamos também a morrer.” . Até quem tem promessa morre, e pode sim, morrer soterrado, submerso, como muitos irmãos morreram. Crente morre em tragédias, seja ele criança, jovem, adulto ou ancião. Enquanto estivermos por essas bandas, estamos sujeito como qualquer um, a sofrer as mais terríveis barbáries.

Deus é nosso parceiro nessa caminhada em que estamos. Sofre conosco a cada temporal, a cada inundação, e assim como está com aqueles que sofrem, está com aqueles que ajudam. Os bons samaritanos. Deus poderia muito bem abandonar sua criação e larga-la a sua própria sorte, mas não, Ele escolheu estar junto em cada momento, bom ou ruim.

12 comentários:

Vitor Hugo da Silva - Joinville, SC disse...

Rodrigo!

Uma preciosidade: "Deus está submerso com os alagados, encoberto com os soterrados e atuante com os solidários".

Sem acrescentar qualquer Palavra!

"Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai"

Vitor Hugo.

Rodrigo de Aquino disse...

Obrigado pelo carinho Vitor!
parabéns pela pregação hj na igreja do Boa Vista.

rodrigo

Mario Gonçalves disse...

"A vida de um homem não consiste na abundância de bens que ele possui"
Jesus de Nazaré

A grande lição dessa catástrofe é o repensar dos nossos valores. Corremos o risco de trilharmos um caminho de "sucesso", quebra de paradigmas, ascensão social e depois vermos tudo ser levado pela correnteza.

O que realmente vale a pena ser valorizado?

Que tipo de postura e atitude terá desdobramentos eternos?

Grande texto Rodrigo! Um dos seus textos mais inspirados e tocantes.

Adelita Olbrisch do Cabo Ferreira disse...

Gostei muito do texto !!

Parabéns

:)

Thiago Rodrigo e Elinéias Fabrício disse...

"Deus está submerso com os alagados, encoberto com os soterrados e atuante com os solidários".

Ta ficando Cada vez mais profundo ein bibo!!!

Acho que foi a cirurgia!!

Hehehe
Muito bom o texto, e concordo com o Mário, foi o texto mais profundo e mais tocante.

Parabéns!!!


Thiago Rodrigo

Rodrigo de Aquino disse...

Mario, Adelita e Thiago, valeu a força.

Creio que o txt está assim, pois é impossivel nao se comover com as cenas que passam na TV e as noticias no radio. esse txt foi forjado nesse contexto, de esperança em meio a dor.

e Mário, falaste tudo e isso dá um outro txt. o que vale a pena ser valorizado? onde está o meu coração?

como diz aquele hino: é preciso saber viver!

paz

Claiton Pommerening disse...

Creio que neste sentido cabe um dos mais tradicionais jargões pentecostais: "Deus não livra da cova mas livra na cova". Pena que na prática a vivência não é bem assim.
Claiton

Anônimo disse...

IRMÃO RODRIGO, NÃO SOU DONO DA VERDADE, MAS ACHO QUE VC ESTA TENTANDO ENTENDER E EXPLICAR O MUNDO ESPIRITUAL COM ARGUMENTOS FILOSÓFICOS.
VEJA BEM, VAMOS PARA A PALAVRA:
O QUE ACONTECEU COM JÓ NÃO FOI JUIZO DIVINO E NEM CONSEQUÊNCIA DE SUA DESOBEDIÊNCIA, FOI PERMISSÃO OU PROVAÇÃO DE DEUS POIS JÓ ERA JUSTO AOS OLHOS DE DEUS !!!! O QUE NÃO É O CASO NO MUNDO DE HOJE !!!

A TERRIVEL TRAGÉDIA QUE ESTA ACONTECENDO EM NOSSO ESTADO NESTES
DIAS, MAIS TEM A VER COM O DESRRESPEITO DO HOMEM COM A NATUREZA, O HOMEM ESTA COLHENDO O QUE PLANTOU !!!!!
MAS AGORA TEMOS QUE PENSAR O SEGUINTE: NÓS COMO CRENTES PENSAMOS: POR QUE DEUS NÃO LIVROU??
SE TUDO ESTA SOB O SEU CONTROLE??
NÃO TEMOS O DIREITO DE QUESTIONAR A SOBERANIA DO TODO PODEROSO!!
TALVEZ DEUS PERMITIU ISTO PARA O POVO ENCHERGAR QUE NÃO SOMOS NADA DIANTE DAS ADVERSIDADES E QUE SOMOS CARENTES DE SUA MISERICÓRDIA, POIS NESTES DIAS ATÉ NÓS CRISTÃOS ANDAMOS MUINTO EGOISTAS E MATERIALISTAS ESQUECEMOS QUE NOSSA ESPERANÇA NÃO ESTA NESTE MUNDO MAS SIM NO POR VIR ....
TALVEZ O PECADO E A DUREZA DO CORAÇÃO DO POVO TENHA CHEIRADO MAL EM SUAS NARINAS !!!!
AQUI NO SUL DO ESTADO QUANDO O FURACÃO KATARINA PASSOU OS CRENTES FIÉIS ORARAM A DEUS E O FURACÃO PERDEU A INTENSIDADE, OS ESTUDIOSOS DIZEM QUE SE O KATARINA TIVESSE ENTRADO TOTALMENTE NO CONTINENTE A DUSTRUIÇÃO SERIA TOTAL E SEM PRECEDENTES.
MAS UMA COISA É CERTA: DEUS SE RESPONSABILIZA PELOS SEUS !!! SE ALGUM CRENTE SALVO MORREU, ESTA MELHOR DO QUE NÓS....POIS CRENTE SALVO SÓ PARTE DESTE MUNDO QUANDO REALMENTE CHEGA A HORA. E QUANTO AOS QUE FICARAM E PERDERAM TUDO, CABE AOS CRISTÃOS E A IGREJA SOCORRER E DAR APOIO MATERIAL, EMOCIONAL E ESPIRITUAL.

QUANTO AS TRAGÉDIAS, MUINTAS PIORES DO QUE ESTA VIRÃO, POIS ESTAMOS NO FINAL NOS TEMPOS..

Vitor Hugo da Silva - Joinville, SC disse...

Querido Anônimo!

Não vejo um só pingo de filosofia nos argumentos postados pelo Rodrigo em seu texto. Se você ler bem, verá que seu argumento é puramente teológico. Ou seja, Deus está sobre o controle de tudo. Leia bem esta frase escrita: "Deus está submerso com os alagados, encoberto com os soterrados e atuante com os solidários".

Não sequer uma relance de filosofia. Pois a filosofia não admite a existência de um ser supremo controlador. Neste texto do Rodrigo está eboçado timidamente um conceito calvinista. Portanto, nada filosófico.

Agora não concordo com sua colocação sobre: "TALVEZ O PECADO E A DUREZA DO CORAÇÃO DO POVO TENHA CHEIRADO MAL EM SUAS NARINAS". Já pensou se a todo momento Deus descarregasse a Sua ira santa sobre os nossos erros que chegam "as suas narinas com mal cheiro"? O que restaria de nós? Quem sobreviveria? Você está colocando em pauta a teologia da retribuição! Sou mal, portanto, Deus me castiga! Sou bonzinho, Deus me abençoa!

De fato ocorreu segundo a vontade soberana de Deus! "Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai". Mas Deus não pode ser e nunca o culpado por todo o ocorrido.

Outra coisa: Não entendo o anonimato?

Vitor Hugo.

Rodrigo de Aquino disse...

Anônimo,

Antes de mais nada, muito obrigado por visitar o blog, e quero dizer que respeito sua opinião.

Disseste que utilizei argumentos filosóficos para explicar esses fatos, podes aponta-lo onde o fiz? Isso me ajudaria muito.

Vamos para a palavra: Jó justo? Tenho minhas dúvidas, pois já na consciência pré-exílica em Israel nenhum homem era considerado justo diante de Javé. E como você creio que Jó foi provado por Deus, mas foquei em seus amigos, que defendiam a teologia da retribuição.

Com certeza o pecado “fede” nas narinas de Deus, inclusive o meu e o seu!

E como você e qualquer crente sensato, creio na Soberania de Deus!

No mais, minha opinião está no txt!

obrigado

Voz no Deserto disse...

AMEI o que vc escreveu BIBO!!

acredito, assim como vc, que tudo isso apenas é conseqüência das atitudes humanas.. e como nosso Deus é lindo, tenho visto muito a glória Dele nisso tudo.

Eu e o léo trabalhamos esse finde no bairro jativoca, que foi bem atingido.. muitos cristãos tem feito a diferença por lá.. o resultado? não apenas reconstrução de casas e mobiliários, mas sim de VIDAS.

Que cada cristão possa enxergar a oportunidade de ser luz para essas pessoas que estão desamparadas.

abraço da dani

Rodrigo de Aquino disse...

Legal Dani vcs terem trabalhado, poxa vida, estou me recuperando de uma hernioplastia, estou só de molho.

paz

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...