sexta-feira, 20 de março de 2009

A Igreja ___________!

Nessa igreja encontramos membros:

* que não vivem em comunhão uns com os outros, e tornam o culto (principalmente a Ceia) num momento particular e não comunitário.
* que mentem para seus líderes para passarem a imagem de que são espirituais e que se importam com o todo.
* que não abandonam seu jeito antigo de viver, professam a fé cristã, mas possuem práticas pagãs.
* Membros amam uma contenda e que são partidários.
* Etc.
* que vivem em comunhão, comungando uma fé ativa no amor.
* honestos, espirituais que de fato se importam com o todo.
* que abandonaram sua maneira fútil de viver e vivem uma nova vida em Cristo
* apaziguadores, que sempre são uma ponte entre partes alienadas.
* Etc.

--> E também líderes:

* que se autodenominam apóstolos.
* charlatões, que mercadejam a palavra de Deus.
* Líderes disseminadores de heresias, diluindo o Evangelho de Cristo.
* Etc.
* Líderes que tem o apostolado confirmado pelos frutos que dão.
* Líderes verdadeiros que sabem manejar a palavra da verdade.
* Líderes apologetas que preservam a doutrina dos apóstolos.
* Etc.

Esses pequenos aspectos apresentados nascem a partir da análise da igreja atual, entretanto, encaixam-se perfeitamente na igreja primitiva. Ouve-se constantemente que devemos voltar aos moldes da igreja primitiva, eu pergunto por que? Esses simples aspectos acima citados revelam que a igreja primitiva tinha líderes bons e outros nem tanto, membros que ajuntavam e outros que espalhavam.

Os escritores bíblicos não tiveram medo de revelar os problemas e as dificuldades da infante igreja de Cristo. Creio que eles nos apresentam seus aspectos positivos e negativos para dessa forma serem o molde das igrejas futuras: igrejas que lidam com ambigüidades, paradoxos, lei e evangelho.

Imagino que quando alguém afirma que devemos ser como a igreja primitiva, ele tem em mente as coisas boas que Bíblia nos informa, eu só temo que esqueça os aspectos negativos, depreciando assim a igreja atual, como se em nosso tempo não houvesse nada de bom.

Acredito que devemos, não nos voltar aos moldes da igreja primitiva, mas aos moldes do Evangelho de Cristo, pois a própria igreja primitiva tinha esse objetivo. Não estou desmerecendo a igreja primitiva, reconheço nela nosso modelo enquanto a primeira comunidade cristã a aplicar os ensinamentos de Cristo e pregar a sua volta, ela é a pioneira, entretanto, somos hoje em dia tão igreja de Cristo como a igreja primitiva.

3 comentários:

Alexander De Bona Stahlhoefer disse...

pois é... Ananias e Safira eram ovelhas da Igreja Primitiva... quantos destes ainda há em nosso meio? Igreja é, foi, e até a consumação será um corpo misto, pessoas crentes e pessoas com aparencia cristã. E ainda assim, cada pessoa também, mesmos as verdadeiramente cristãs, permanecem pecadores, apesar de serem santas e justas. A vida cristã se reflete na vida da IGREJA, e é por isto que penso que há Igreja, para que um apoie/conforte/exorte o outro na sua vida de fé.
Abraços meu irmão! Deus te abençoe

[jb] jotabê disse...

É bastante pertinente tua colocação. Outro dia falei sobre isso na igreja: as boas características que devemos perseguir da igreja primitiva.
De fato existem as coisas ruins que também devemos pesar, mas em todo caso, ela será sempre um ideal (modelo, como vc disse) de referência.
Eu prefiro pensar na "igreja primitiva" como um modelo de vida em comum, uma comunidade cristã ideal, mais do que um modelo de igreja como instituição.
A igreja de hoje é muito institucionalizada, o que limita a ação e intervenção do Evangelho de Cristo na sociedade.
A "igreja primitiva" era mais humanizada e interferia nas questões socais.

Frase que ouvi semana passada: "Não devemos orar para ter bastante gente do mundo na igreja, mas bastante gente da igreja no mundo".

Um abraço, brother.

Rodrigo de Aquino disse...

Olá Alex,

de fato, a igreja sempre será um corpo misto, uma mistura, e o cristianismo que se tornou mais um estilo social de vida do que carregar a cruz, dificulta cada vez mais o identificar e separar o trigo e joio.
por isso só posso perguntar para mim mesmo: de acordo com a palavra de Deus, estou sendo trigo ou joio?

Olá jb,

realmente, uma vantagem que a igreja primitiva experimentou foi a não institucionalização, que começou a acontecer fortemente a partir de 325 d.C.
Penso o seguinte, com certeza a igreja atual não influencia como a primitiva, mas influencia, não como instituição, como uma organização forte, mas através de seus membros, a verdadeira igreja de Cristo. Você influencia um pouco ali, eu pouco aqui, ela um pouco lá, não vamos mudar o mundo, mas podemos mudar o mundo de alguém com a palavra da Evangelho.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...