terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

AS PROMESSAS DE DEUS

Promessa é palavra penhorada, é o compromisso que alguém faz no sentido de realizar determinada coisa. Ainda mais: a promessa anuncia a realização de algo no futuro que ainda não existe.

Há na Bíblia centenas de promessas. Algumas são condicionadas a certos atos de obediência, outras são de caráter incondicional. As promessas estão presentes desde o Éden até a Nova Jerusalém, de Gênesis a Apocalipse, de fato elas estão presentes por toda a Bíblia.

A história do povo de Deus é marcada pela promessa do Senhor. Há muitos relatos bíblicos, de personagens que caminharam com os olhos voltados para o futuro, à espera do cumprimento das promessas. Há muitos exemplos, no entanto, mencionaremos apenas alguns a fim de corroborar a nossa afirmação. Citamos o exemplo do chamado de Abraão, “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção” (Gn 12.2). Observamos ainda, a promessa de Deus, a encorajar os israelitas que, peregrinaram pelo deserto em direção a terra “prometida”. Ainda mais: a ideia de promessa está presente de modo notável no ofício dos profetas, que falaram a respeito do messias. Enfim, o Antigo Testamento está repleto de promessas ao povo de Deus.


Em o Novo Testamento o conceito de promessa é também grandemente destacado, todavia, a maioria das promessas de Deus é apresentada como realidades já cumpridas, como por exemplo: a vinda, morte e ressurreição de Jesus. Entretanto, muitas promessas ainda aguardam pelo seu devido cumprimento no tempo estabelecido pelo Senhor, como por exemplo, a segunda vinda de Jesus. Sendo assim, servir a Deus implica sempre em caminhar sob a expectativa do cumprimento das promessas de Deus, logo, o cristão é uma pessoa que tem esperança, isto é, expectativa otimista em relação ao futuro, pois sabe que o amanhã será surpreendido pelo cumprimento da promessa de Deus.

Mas vale lembrar que muitas promessas estão condicionadas à nossa fé, de tal modo que elas somente se cumprirão na vida daqueles que nelas crêem de todo o coração. Jesus afirmou: “Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11.25). Temos aqui uma gloriosa promessa: vida eterna que supera o poder da morte. Mas essa promessa está condicionada à fé em Jesus, “Aquele que crê em mim...”. Pra quem não crer, tal promessa simplesmente não se cumprirá. Portanto, temos que nos apropriar de todas as promessas de Deus pela fé, se queremos receber as bênçãos nelas incluídas.

Mas, cabe aqui uma advertência: a fé que aqui falamos não se trata de obra ou mérito humano. Essa fé consiste apenas na aceitação daquilo que Deus se propôs a fazer em nossas vidas. Ele decidiu soberanamente, inclusive decidiu que a fé seria o meio pelo qual suas bênçãos alcançariam as nossas vidas. Assim, tanto as promessas quanto à fé são consequências da bondade e misericórdia divina. Portanto, viva o hoje na perspectiva de bênçãos futuras, pois o Deus fiel não muda e nem falhará.

Por Fernando Albano

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...